A medição da pressão é fundamental para o bom funcionamento de diversos processos industriais, porém há desafios que podem comprometer a precisão e a confiabilidade das medições.
Neste artigo, primeiro de uma série, iremos falar sobre os principais problemas na medição
Citamos alguns dos problemas
:: Calibração inadequada: A falta de calibração regular ou uma calibração incorreta dos instrumentos de medição podem levar a leituras errôneas, classificação e utilização incorreta do instrumento e consequentemente, decisões equivocadas comprometendo todo o processo. Ponto importante no processo de calibração do instrumento é a seleção do fornecedor de serviço de calibração.
:: Influência de temperatura: Variações de temperatura podem afetar a medição de pressão motivo pelo qual é grande importância, quando a temperatura, que haja a medição da temperatura e que o valor de pressão seja corrigido. Veremos nos próximos artigos a tecnologia existente em medidores de pressão que possibilitam a correção automática do valor medido.
:: Obstruções na tubulação: A presença de partículas sólidas ou fluidos viscosos pode obstruir as linhas de medição, alterando a pressão no processo e consequentemente a indicação de pressão.
:: Instalação incorreta: A instalação inadequada dos instrumentos de medição, como a escolha de um ponto de medição inadequado ou a utilização de tubos de conexão com diâmetros incorretos, pode comprometer a medição de vazão em função da
:: Escolha do instrumento inadequado: A correta seleção do instrumento de medição é fundamental para que se alcance a precisão e exatidão necessária na medição onde devemos conhecer o processo em questão principalmente no que se refere às características metrológicas do processo.
:: Interferências eletromagnéticas: Em ambientes com alta interferência eletromagnética, os sinais dos instrumentos de medição podem ser corrompidos, afetando a qualidade dos dados.
:: Desgaste natural dos componentes: Com o tempo, os componentes mecânicos e eletrônicos dos instrumentos de medição desgastam levando a perda da precisão do instrumento de medição motivo pelo qual é fundamental a execução da verificação intermediária do instrumento.
Consequências dos Problemas na Medição de Pressão.
:: Perda de eficiência: Medições imprecisas podem levar a perdas de eficiência nos processos industriais, resultando em um aumento nos custos de produção.
:: Redução da qualidade do produto: A qualidade do produto final pode ser comprometida devido a desvios nos parâmetros de processo causados por medições errôneas.
:: Aumento dos riscos de segurança: Principalmente, quando falamos em altas pressões, a utilização de um instrumento sem as características metrológicas e técnicas por resultar em acidentes, como explosões e vazamentos.
:: Aumento dos custos de manutenção: Problemas na medição de pressão podem levar a falhas em equipamentos e sistemas, aumentando os custos de manutenção.
Para minimizar esses problemas, é fundamental.
:: Realizar a calibração e verificação regular dos instrumentos de medição.
:: Escolher instrumentos de medição adequados para cada aplicação.
:: Instalar os instrumentos de medição de forma correta.
:: Em função da aplicação, a utilização de software de monitoramento é fundamental para garantir o processo de medição.
Ao adotar essas medidas, é possível garantir a precisão, exatidão e a confiabilidade das medições de pressão, contribuindo para o bom funcionamento dos processos industriais e a melhoria da qualidade dos produtos.
